GEOeduc   |  MundoGEO#Connect LatinAmerica   |   Portal   |   Revista   |   Assinatura   |   Quem Somos   |   Webinars   |   Fale Conosco
         
 

Central de Atendimento:
(41) 3338-7789 ou (11) 4063-8848
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h

atendimento@mundogeo.com

Fale conosco através do Skype Fale conosco através do Google Talk
Fale conosco através do MSN Fale conosco através do MSN

Patrocínio:

Apoio:

 
     
Meio Ambiente
         
 
Meio ambiente - 25 de novembro

Descubra como usar com eficiência dados geoespaciais, imagens e análise espacial para impulsionar resultados na gestão ambiental, e veja porque esta é uma ferramenta imprescindível para garantir a sustentabilidade de seus projetos.

Programação: Este seminário vai explicar como utilizar corretamente e aproveitar todo o potencial do sensoriamento remoto e das soluções GIS na gestão de bacias higrográficas, análise de impacto ambiental e monitoramento da cobertura vegetal. Além disso, serão apresentados resultados e casos se sucesso de aplicações de ferramentas e técnicas geoespaciais.

A quem se destina: Profissionais autônomos ou que trabalhem em empresas públicas e privadas que necessitam utilizar imagens, dados e ferramentas geoespaciais para mapeamento e monitoramento da superfície terrestre.


Agenda:

14h às 16h: Projetos de SIG na Gestão Ambiental e Territorial: Princípios, conceitos, usos e tendências
Esta palestra irá abordar: Conceito geral do Geoprocessamento; O Geoprocessamento na Análise Ambiental; Aplicações ambientais: Levantamentos ambientais; Diagnósticos ambientais; Prognósticos ambientais; Eficiência em projetos ambientais; Estudos de caso das aplicações.
• Antônio Morelli Arruda Júnior | Especialista, Consultor
Graduado em Ciências Biológicas, possui especializações em Meio Ambiente (2000) pela USP São Carlos, em Geoprocessamento pela UFSCar (2001), especialização em Geoprocessamento pela Poli-USP e mestrado em Ciências Agrárias pela ESALQ-USP, de Piracicaba. É auditor sênior certificado pelo IEMA (Institute of Environmental Manegement & Assessment) e atuou como gerente de projetos e produtos em empresas do setor de imagens de satélite como Imagem, Spot Image e Santiago e Cintra. Presta consultorias agroambientais, projetos de mapeamentos e agrícolas e ambientais para grupos do setor sucroalcooleiro, bancos, fundos de investimento, consultores agropecuários e prefeituras.

16h às 16h45: Modelos Ambientais + Modelos de Dados Geográficos: Como Modelar o Seu Problema
• José Augusto Sapienza Ramos | Labgis Extensão, UERJ
Pesquisador e coordenador-técnico no Laboratório de Geotecnologias da UERJ (LABGIS) e como consultor de projetos técnico-científicos. Dos projetos atuantes, já participou de atividades na área de logística, planejamento, acessibilidade e planejamento de serviços junto a órgões públicos e empresas. Ministra cursos de Geomarketing, Qualidade de Dados Geográficos, Geoestatística, Análise Espacial, entre outros na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua formação acadêmica é na área de Engenharia e Ciência da Computação e possui autoria em diversos artigos científicos.

16h45 às 17h30: Potencialidades das ferramentas livres de análise espacial para o gerenciamento ambiental
Nesta palestra será esclarecido o conceito de gerenciamento ambiental que se manifesta dentro do escopo da gestão ambiental. Serão abordadas e exemplificadas as potencialidades dos softwares livres de análise espacial nas três frentes: Sensoriamento Remoto, SIG-Web e SIG.
• Arthur Paiva | Especialista, Consultor
Consultor e instrutor no instituto GEOeduc. Graduando em engenharia cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui 3 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Abordando assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental e diversos outros temas geográficos.Trabalhou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Experiência na área de agrimensura, no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) com seu pós-processamento e topográficos, com o uso do Laser Scanner fixo e Móvel (acoplado em automóvel) e seus respectivos softwares.