A Sovietformsputnik de Moscou anunciou nesta semana o lançamento de suas imagens de alta resolução (1 metro pancromático) para o mercado mundial. Antes utilizadas para fins exclusivamente militares, as imagens de alta resolução da Sovietformsputnik agora liberadas para o mercado civil abrangem várias regiões do globo terrestre, incluindo o Brasil.

As fotografias do satélite russo são efetuadas através do sistema DK-1 de mapeamento, que obtém imagens de 1m em preto e branco da Terra, sempre a partir do Nadir (nome que se dá quando os sensores do satélite estão perpendiculares à região na Terra a ser imageada). Orbitando a cerca de 220 Km da superfície terrestre, o satélite russo obteve a primeira imagem ortoretificada de alta resolução do Brasil em outubro de 1998, cobrindo uma área de aproximadamente 6 km na cidade do Rio de Janeiro.

A representante oficial da Sovietformsputnik no Brasil – GeoDesign Internacional – avisa que as imagens do satélite russo podem ser utilizadas com diversas fins de mapeamento nas escalas de 1:50.000 a 1:10.000. Maiores informações e amostras das imagens comercializadas podem ser obtidas no site da GeoDesign ( http://www.geodesign.com.br ) ou através do telefone (12) 552-7527.