A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Mauá vai facilitar o acesso a informações atualizadas sobre as exigências ambientais para instalação de indústrias nos pólos de Sertãozinho e de Capuava (SP). Uma equipe de técnicos da prefeitura trabalha desde dezembro na criação do Plano de Ocupação Sustentada – um conjunto de informações sobre cobertura vegetal, hidrografia e topografia das áreas industriais combinado com as exigências ambientais para implementação de empresas produtivas.

O levantamento será concluído em 90 dias e ficará disponível nos balcões de atendimento da prefeitura e também pela internet, oferecendo maior agilidade no planejamento de novos empreendimentos e evitando prejuízos ao meio-ambiente.

O geógrafo Ronaldo Vergílio Pereira, responsável pela coordenação do levantamento junto a estagiários de Arquitetura e Engenharia, afirma que a disponibilidade de dados digitalizados sobre a cidade – obtidos por meio do mapeamento áreo realizado entre 1997 e 1999 – facilita o trabalho de pesquisa de seus colaboradores. "Mauá tem um Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Ambiental e Lei de Inertes."