Foi inaugurada quarta-feira, dia 21, uma sala especial no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que está mapeando áreas onde há o risco de vazamentos de óleos e, a partir de abril, com ajuda de satélites, poderá identificar um vazamento até 30 horas após seu início.

O serviço de detecção estará disponível depois da assinatura de contrato com o fornecedor das imagens de satélite. Ele integra o Programa Nacional de Vigilância para Prevenção e Monitoramento de Derrames de Óleo. O Ibama negocia com uma empresa canadense e uma européia a compra das imagens.

O primeiro local de teste do monitoramento de derrames de óleo por satélite será a Bacia de Campos, por causa da alta concentração de plataformas. Enquanto não for possível usar as imagens de satélite nesse trabalho, o Ibama continuará montando mapas de sensibilidade ambiental. Esses mapas cruzam informações da localização de dutos, rotas de petroleiros, refinarias, portos e plataformas com dados ambientais, como áreas de desova de tartarugas.