Doze reservas ecológicas estaduais encontram-se em estado crítico de conservação, revela diagnóstico feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma).

O levantamento, realizado de junho a dezembro do ano passado, indicou como principais problemas a redução da vegetação e a situação fundiária irregular. "Essas unidades de conservação estão sujeitas a invasões, retirada permanente de madeira e degradação do entorno", afirma o biólogo Carlos Alberto Mergulhão, um dos autores do estudo que chega a recomendar algumas ações como a colocação de uma cerca para evitar que moradores joguem lixo, fiscalização para coibir o desmatamento e definição de área para impedir a constante invasão de trabalhadores rurais sem-terra.

Para realizar o diagnóstico, a equipe analisou documentos e visitou as reservas. Uma das dificuldades enfrentadas foi a ausência de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), com mapas e imagens de satélite digitalizados "O sistema, no entanto, será fundamental para as ações de acompanhamento e controle das áreas", avisa Mergulhão.