Duas instituições, Nacional Geographic Society e Smithsonian Institution, através de uma expedição e medições feitas por satélite, confirmaram que a nascente do rio Amazonas fica mesmo no monte Nevado Mismi, no extremo sul do Peru. Também ficou comprovado que, tanto em volume de água como em extensão, o Amazonas é maior que o Nilo, outra polêmica desfeita. A primeira equipe de televisão a chegar ao local foi brasileira.

A jornalista Paula Saldanha e o biólogo e documentarista Roberto Werneck, em 1994, gravaram as históricas imagens do documentário "Amazonas, o Maior Rio do Mundo", que tem ainda uma entrevista com Loren McIntyre, fotógrafo que a serviço da Nacional Geographic foi o primeiro expedicionário a apontar o Mismi como o local da nascente, em1971.

Já um grupo de exploradores poloneses afirmou que o Amazonas nascia no monte Nevado do Queiuicha, a um quilômetro do Mismi e mais abaixo.

Por causa disso, Nacional Geographic e Smithsonian decidiram programar outra expedição, reunindo cientistas de cinco países, para acabar com a dúvida. Foram ainda checadas medições feitas por satélite que comprovaram ser ali a nascente do maior rio do mundo, não só em volume de água, pois tem 60 vezes mais que o Nilo, como em extensão. O Amazonas tem quase 300 quilômetros a mais que o Nilo.