Um dos temas do 2º Simpósio Latino Americano de Controle de Incêndios Florestais, que se realizará no período de 13 a 16 de agosto, em Piracicaba/SP, é o monitoramento orbital de queimadas no Brasil, realizado há mais de 10 anos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com base nos dados obtidos pelo sistema NOAA/AVHRR.

O trabalho de pesquisa e difusão é o resultado de uma parceria com diversas instituições dentre as quais destaca-se o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Todos os dados obtidos têm sido disponibilizados na internet (www.cnpm.embrapa.br) e o site registra mais de 300 mil acessos por ano.

A acumulação de dados em bases cartográficas e temporais homogêneas tem servido de fonte de informação para diversos programas governamentais e não governamentais que buscam prevenir, controlar, reduzir e monitorar as queimadas no Brasil.

O monitoramento orbital de queimadas tem permitido a detecção, a identificação, a qualificação e a quantificação dos municípios mais críticos em termos de queimadas em todo o país, bem como o monitoramento do risco do uso do fogo na agricultura e os resultados das campanhas de controle e redução das queimadas em curso, validando sua eficiência e eficácia.