Os planos emergenciais de combate e contenção de manchas de óleo no mar vão contar com um forte aliado. Pesquisadores do INPE, ligados ao Programa HIDRO, estão elaborando um atlas, em escala regional, contendo mapas de Índice de Sensibilidade Ambiental (ISA) à poluição por óleo do litoral do Estado de São Paulo. O projeto está sendo executado em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP e conta com financiamento da Fapesp e do CNPq.

A previsão é de que o trabalho de pesquisa esteja finalizado em 2004. Os mapas irão indicar a sensibilidade de cada trecho da costa através de uma escala que varia de 1 (menos sensível) a 10 (mais sensível). Os valores do ISA são determinados a partir das características do meio físico (praia arenosa, costão rochoso exposto ou abrigado das ondas), da fauna, flora e das atividades socioeconômicas.

A partir de um banco de dados geográfico será desenvolvido um modelo computacional para avaliar a sensibilidade da costa frente ao comportamento do óleo na praia sob diferentes condições ambientais. O estudo abrange todo o litoral de São Paulo, incluindo o município de São Sebastião, uma das regiões de maior movimentação de petroleiros do país.

Em um período de 33 anos, desde 1968, foram registrados 1.379 derramamentos, dos quais 51% no Estado do Rio de Janeiro e 31% em São Paulo.