O Ministério da Ciência e Tecnologia nega que o Museu de Astronomia e Assuntos Afins (Mast), no Rio de Janeiro (RJ) será desativado. Em nota oficial, o órgão afirma que, a seu pedido, uma comissão externa, formada por 72 cientistas, analisou as 22 instituições vinculadas ao ministério.

O relatório final recomendou que o Mast seja vinculado a outro órgão do governo, por não ser considerado um instituto de pesquisa. O astrônomo Rogério Mourão é um dos pesquisadores revoltados com o relatório. "Temos de salvar um patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil.

O governo federal não pode deixar de dar apoio à pesquisa, ao ensino e à divulgação da ciência com base neste relatório, que aponta falhas decorrentes da falta de recursos", ressalta Mourão. No documento, os cientistas sugerem que o museu seja "transferido para alguma universidade ou para órgãos dos governos estadual ou municipal do Rio".

Por enquanto ainda não há decisão sobre o futuro do Mast, pois o ministério não analisou as recomendações feitas pelos cientistas. Técnicos do governo também estudam a proposta de transformar o museu em órgão de pesquisa vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Enquanto a questão não se resolve na esfera federal, já surgem interessados em administrar o museu, inaugurado há 16 anos.