O Ministério do Meio Ambiente/Ibama firma convênio hoje (8/10) com a Comissão para Coordenação do Projeto de Sistema de Vigilância da Amazônia – o Sivam. Trata-se de ações de monitoramento, fiscalização e processamento de dados, envolvendo, numa primeira etapa, o Centro de Sensoriamento Remoto do instituto e suas bases regionais.

Nesta primeira fase será responsabilidade do Ibama a implementação de um programa técnico operacional de sensoriamento remoto, processamento de dados, geoprocessamento e telecomunicações. O objetivo é desenvolver ações ambientais na região amazônica, maximizando a utilização de recursos do Sivam para obtenção de melhores resultados na defesa do meio ambiente.

A expectativa é que o convênio tenha como resultado o aumento do conhecimento técnico da região, especialmente para a execução de ações destinadas à vigilância ambiental quanto ao monitoramento, fiscalização e a avaliação das disponibilidades dos recursos naturais, além da contribuição efetiva para a formação de recursos humanos e crescimento do aparelhamento técnico operacional de sensoriamento remoto e geoprocessamento no Ibama.