Os 36 países da América Latina e do Caribe vão levar à reunião de cúpula Rio+10, em Johannesburgo, África do Sul, em 2002, a proposta de conversão de parte da dívida externa dos países em desenvolvimento em programas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

A proposta foi incluída na quinta-feira (25/10) no documento final do XIII Foro Mundial de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, aprovada por unanimidade, e será levada como uma das reivindicações comuns. Segundo o ministro José Sarney Filho, o Brasil poderá ser beneficiado por ser rico em biodiversidade, embora não seja dos mais endividados.

Os ministros defenderão que a dívida possa ser convertida em projetos como revitalização de bacias hidrográficas, de biodiversidade, de reflorestamento e de manejo de florestas e ecoturismo.

Também será proposto que os compromissos assumidos na Rio-92 sejam renovados. Entre eles, a transferência de recursos e de tecnologia para países em desenvolvimento, a partilha dos benefícios do conhecimento relacionado à biodiversidade e a abertura de mercado dos países mais industrializados aos produtos dos países mais pobres.

A Comissão de Política de Desenvolvimento Sustentável, responsável pela elaboração da Agenda 21 brasileira, garantiu que o documento estará pronto antes da reunião.