A Comissão Européia divulgou na terça-feira (18/12) que os Estados Unidos fizeram objeções à União Européia neste mês ao prosseguimento de uma rede de navegação por satélites que concorreria com o seu Sistema de Posicionamento Global (GPS) militar.

O porta-voz da Comissão, Gilles Gantelet, disse que o Departamento de Defesa dos EUA havia escrito aos 15 ministros da Defesa da União Européia (UE), alertando que inimigos futuros poderiam usar o proposto sistema civil europeu, chamado de Galileo, em uma guerra contra o Ocidente. "Eles estão achando que em tempos de guerra, eles poderiam ter problemas por causa do Galileo.

Eles pensam que o inimigo poderia usar algumas aplicações do Galileo e que isso eles não teriam como impedir", disse Gantelet durante uma entrevista coletiva, acrescentando que outros oficiais dos EUA incentivaram o projeto europeu. Os ministros do Transporte da UE não chegaram a um acordo no dia 7 de dezembro sobre o financiamento do próximo estágio do programa, aparentemente porque alguns oficias de estado, incluindo o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos, não estavam convencidos acerca de um co-financiamento privado do projeto.

Gantelet disse que a Comissão está muito preocupada com o atraso, que é considerado uma ameaça ao sistema planejado. Líderes da UE defenderam a volta do Galileo na cúpula do fim de semana e instruíram ministros a acertar os problemas financeiros até março e outras questões até junho.