O site da prefeitura Porto Alegre tem um link que permite o download de cada uma das 104 cartas que compõem o território municipal, na escala 1:5000. As cartas são formadas por arquivos do tipo raster e vector, e trazem informações relativas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA).

As cartas são atualizadas regularmente com as modificações aprovadas através de leis, decretos ou resoluções. O trabalho é feito pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Cada arquivo tem, em média, 4 MB.

Os arquivos raster estão no formato TIFF, enquanto os vector estão no formato DWG. Para visualizá-los é necessário ter instalado o AutoCad R14 ou um software similar. Basta entrar no site, clicar em "planejamento urbano" ou na logomarca do PDDUA e escolher o título "Downloads do PDDUA".

Os arquivos raster contêm as curvas de nível, meios-fios, etc. Já os arquivos vector permitem a visualização das alterações de traçado viário e dos equipamentos urbanos (escolas, áreas de praça, loteamentos aprovados) identificados sobre a base cadastral de 1982, que foi atualizada parcialmente em 1987.

Sobre esta base está "desenhado" o traçado do PDDUA, com as respectivas Unidades de Estruturação Urbana – UEUs e subunidades.

O endereço da prefeitura de Porto Alegre na internet é http://www.portoalegre.rs.gov.br