O Reino Unido pode ter dentro de alguns anos um sistema de cobrança de impostos via satélite do qual nenhum carro em nenhuma via pública conseguirá escapar. Com o novo projeto, cuja intenção é diminuir o trânsito nas principais estradas, os veículos seriam "observados" do espaço e seus motoristas pagariam ao Estado pela quilometragem percorrida.

A idéia faz parte de um estudo entregue há poucos dias ao governo pela Comissão para a Integração dos Transportes. Os especialistas recomendam a instalação de dispositivos eletrônicos em toda a frota britânica, que emitiriam sinais captados por satélites.

O uso de vias em localidades rurais ou em horários mais tranqüilos seria gratuito. Para compensar economicamente a população, o governo deixaria de cobrar os impostos anuais obrigatórios (o equivalente ao IPVA brasileiro) e diminuiria a carga tributária sobre o preço dos combustíveis.

Funcionaria a seguinte lógica: você não paga mais em função do carro que tem, mas sim de acordo com os lugares que visita e em que horários.

Os críticos da proposta dizem que um dos subprodutos do sistema de monitoramento seria a criação de um "Big Brother": o Estado poderia identificar em questão de segundos a localização de um carro ou mesmo saber imediatamente todos os lugares freqüentados por um motorista em determinado período.