Algumas prefeituras do Paraná estão envolvidas em disputas por território, causadas por imprecisões em mapas ou, ainda, interesses políticos e financeiros. Problemas que poderiam ser mais facilmente resolvidos se as bases cartográficas estivessem atualizadas.

Pelo menos três pares de municípios discutem os limites que os separam: Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul; Campo Largo e Itaperuçu; e Arapongas e Apucarana. Dessas três brigas, só a última desembocou na Justiça. No caso de Campo Largo e Itaperuçu, a disputa tem claros contornos eleitorais.

Em conflito por causa de cinco comunidades rurais, os dois municípios acusam-se mutuamente de transferir títulos de eleitores de forma irregular. Itaperuçu já fez denúncia à Justiça Eleitoral. O município prova que tem razão, mas Campo Largo continua recebendo o Fundo de Participação dos Municípios da região. As prefeituras de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul travam disputa parecida pelo bairro São João Batista.

O bairro pertence a Tamandaré, mas Rio Branco quer anexar a área e para isso quer fazer um plebiscito. Os 4 mil moradores vivem uma situação confusa: moram em Tamandaré, mas votam em Rio Branco; têm uma escola mantida por Rio Branco, mas muitas crianças estudam em Tamandaré. Na divisão das verbas, Tamandaré fica com o FPM e Rio Branco, com o IPTU.