Estão abertas as inscrições para Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A seleção será baseada na análise de histórico escolar, do curriculum vitae e da proposta de pesquisa e entrevista. É necessário que o candidato comprove ter cursado, no mínimo, 90 horas de Álgebra Linear e Geometria Analítica, 90 horas de Cálculo Integral e Diferencial e 45horas em Computação. O candidato deverá ter conhecimento de língua inglesa, e mais uma língua estrangeira moderna no caso do doutorado.

A entrevista da seleção será realizada entre 25 e 29 de novembro. A pós-graduação da UFPR apresenta as seguintes três linhas de pesquisa: 1) Geodésia – Métodos, técnicas e instrumentação aplicados ao:

estabelecimento e manutenção de sistemas geodésicos de referência, posicionamento e orientação; navegação e atitude; campo da gravidade externo da terra, geodinâmica; 2) Fotogrametria e Sensoriamento Remoto – Desenvolvimento e implementação de técnicas e algoritmos para a geração de produtos métricos e temáticos a partir de imagens de satélites e fotografias; 3) Cartografia e SIG – A linha de pesquisa denominada Visualização Cartográfica inclui o desenvolvimento de trabalhos aplicados a sistemas especialistas cartográficos, tais como sistemas para suporte ao planejamento urbano e regional; atlas eletrônicos; generalização cartográfica e modelagem de dados referenciados espacialmente.

As inscrições permanecem abertas até o dia 14 de novembro, sendo que os formulários estão disponíveis em www.geoc.ufpr.br.