O software de roteirização Transportation Routing está sendo utilizado pela distribuidora Apprimus para otimizar suas entregas. Além de definir o itinerário dos veículos que realizam 6 mil entregas por mês, o sistema tem sido utilizado pela companhia também para distribuir as áreas de negócios geograficamente entre os 80 profissionais de vendas, responsáveis pela captação dos pedidos, e estabelecer as rotinas de visita, de maneira que o tempo seja aproveitado ao máximo na atividade de comercialização e não no deslocamento.

Para esta tarefa, o software analisa os limites de ruas e a localização dos clientes e balanceia o potencial de negócios de cada região, de maneira que um agente não seja beneficiado em detrimento de outro, o local de residência do funcionário e a proximidade entre as áreas atendidas. Uma vez na rua, o agente de negócios efetua o pedido em seu handheld e as informações seguem para o ERP da companhia nacional Gemco utilizado pela Apprimus.

O sistema se encarrega de verificar a condição de crédito do cliente e a disponibilidade dos produtos no estoque. Depois de oficializados, os pedidos vão sendo armazenados e o roteirizador, que funciona integrado ao sistema de gestão, se encarrega de determinar as rotas das entregas. Baseado em mapas digitais, o software elabora a melhor rota para otimizar as entregas, economizando tempo e recursos.

O banco de dados concentra informações das vias trafegáveis e das velocidades permitidas. Nos horários de congestionamento, por exemplo, ele faz um decréscimo da velocidade para calcular o tempo de cumprimento da rota.

O mesmo acontece nos momentos em que as vias estão livres.