A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) assinaram termo de cessão de uso de equipamentos para monitoramento de rios.

Também foi assinado um acordo de cooperação técnico científico com o objetivo de permitir a integração da ANA como órgão parceiro do sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Este acordo possibilitará a ampliação das ações da ANA no Projeto de Hidrologia da Bacia Amazônica. Pelo acordo de cessão de uso de equipamentos, o Sivam disponibilizará para a ANA 200 Plataformas de Coleta de Dados (PCD"s) e quatro unidades do Sistema de Perfilagem Doppler Acústico e de Corrente (ADCP). Segundo a assessoria de imprensa da ANA, os equipamentos de última geração são utilizados para, entre outras ações, medir o volume de água dos rios.

A ANA ficará responsável pela instalação, manutenção e operacionalização dos equipamentos. Além destas 200 novas plataformas, que serão instaladas na Amazônia, a ANA já opera em todo o país mais de cinco mil estações de coleta de dados de parâmetros hidrológicos, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional. A cada hora, a rede repassa a seus usuários, via internet, dados sobre vazão, evaporação, qualidade das águas, nível de sedimentos, entre outros, que serão utilizados no desenvolvimento de projetos de infra-estrutura, tais como a navegação, geração de energia e a agricultura.