A Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro assumiu a coordenação dos 31 Postos de Orientação Urbanística e Social (Pousos) que atendem a 57 comunidades urbanizadas pelo projeto Favela-Bairro e que estavam até então subordinados à Secretaria de Habitação. Para o secretário municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, a medida vai facilitar o desenvolvimento de programas para evitar que essas favelas continuem a crescer. O Instituto Pereira Passos (IPP) vai mapear as comunidades, com o auxílio de fotos áreas, como umas das principais medidas já anunciadas por Sirkis.

O Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo, é o órgão de planejamento urbano e uma agência municipal na área de processamento de informações geográficas e estatísticas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Entre as atividades do IPP, destacam-se o Sistema de Informações Geográficas Aplicadas à Epidemiologia (EpiGis); Sistema de Apoio à Gestão da Rede Escolar (EscolaGis); e Sistema de Assentamentos de Baixa Renda (Sabren).

O IPP mantém e disponibiliza, em ambiente corporativo, a base cartográfica digital do Rio de Janeiro, bem como a cartografia em papel, que remonta a 1908. Com base nos dados de que dispõe (mapas, estatísticas, etc.), o IPP mantém programas de pesquisa em conjunto com centros universitários, como estudos sobre criminalidade e cálculo de indicadores de desenvolvimento humano.