De 22 a 24 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) promoveu em Natal (RN) o 3º Encontro com Usuários de Imagens de Satélites de Sensoriamento Remoto (EUsISSER). O evento aconteceu no Centro de Eventos Praiamar, apresentando aos usuários os produtos gerados pela DGI – Divisão de Geração de Imagens, do Inpe, em Cachoeira Paulista (SP). Foram informadas as conotações relevantes aos produtos disponíveis, bem como as aplicações e formas de acesso à pesquisa, pela Internet, das imagens dos satélites CBERS, LandSat, Radarsat e ERS, disponíveis no banco de imagens do instituto, o mais antigo da América Latina.

Destinado a profissionais e empresas ligadas ao uso e à comercialização de produtos de Sensoriamento Remoto por satélite, o encontro contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre palestrantes e participantes. O evento teve o patrocínio do governo estadual, municipal e de empresas da área de sensoriamento remoto, como TecnoMapas, Gisplan e SulSoft.

Foram realizados cursos de aplicação e de princípios de Sensoriamento Remoto; os novos produtos do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro CBERS 1 e informações sobre o lançamento do satélite CBERS 2; o programa de geoprocessamento SPRING, alternativa brasileira gratuita para os usuários de sensoriamento remoto; o projeto Educa SeRe – CBERS, o uso de Sensoriamento Remoto como Recurso Didático no Ensino Fundamental e Médio; o futuro do sensoriamento remoto no país e a nova política do Inpe para distribuição dos dados, entre outros temas. O curso "Sensoriamento Remoto como Ferramenta Didática", ministrado pela doutora Tânia Sausen, teve a participação de 50 professores de nível médio e fundamental. Sob a responsabilidade do engenheiro Miguel Zanic Cuellar, 33 pessoas fizeram o curso "Princípios de Sensoriamento Remoto"; enquanto o curso "Sistema CBERS e suas Aplicações" teve 35 participantes. Este, que foi coordenado pelo geólogo Paulo Roberto Martini, contou ainda com os monitores Luigi C. Marroni e Valdete Duarte.

Durante o EUsISSER, que coincidiu com o lançamento do satélite sinobrasileiro CBERS-2, os participantes puderam observar imagens do satélite logo após a sua primeira passagem. Na ocasião, o Inpe anunciou que em breve estará com um sistema de distribuição de imagens pela internet, sendo que as do CBERS serão disponibilizadas gratuitamente.

O Brasil foi um dos primeiro países do mundo a receber e processar imagens de sensoriamento remoto por satélite. Em 2003, comemorou 30 anos desta atividade. O EUsISSER não deixou a data passar em branco e apresentou uma exposição com imagens desde o primeiro satélite até as do CBERS, considerado um passo importante para o monitoramento e desenvolvimento tecnológico do país.

,Outra notícia divulgada no evento foi a recuperação de dados MSS, do sensor LandSat-1, 2 e 3, das décadas de 70 e 80, em formato digital e georreferencidados. Até então, estes dados estavam disponíveis somente em papel. "Este produto é um acervo histórico de inestimável valor, por documentar com imagens todos este anos, e estará disponível no próximo ano também via internet", informou Luís Geraldo Ferreira, coordenador do 3ºEUsISSeR. O evento foi organizado pela DGI-Divisão de Geração de Imagem do Inpe, que já programou o próximo, em 2005, para a cidade do Rio de Janeiro.