GIS da Copel garante preservação da natureza e qualidade de vida.

Por Marjorie Xavier

No Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) implantou o SGA – Sistema de Gestão Ambiental, auxiliar na preservação ao meio ambiente. No sistema são considerados os princípios da política ambiental da empresa, a gestão de programas e práticas operacionais que apontam para o beneficio da saúde, da segurança e do estado social das famílias afetadas pelas construções de represas da Copel. Entre os objetivos da empresa, também está a organização de suas atividades de acordo com a norma ISO 14000.

"O SGA busca o comprometimento de todos os setores, equipes de trabalho, empregados, fornecedores e colaboradores da Companhia. O sistema também provê uma visão sistêmica ambiental e social através das certificações pela ISO 14000", explica o Noel Massinhan Levy, da Coordenação Institucional de Meio Ambiente. "Vários aspectos ambientais diferentes permeiam todas as atividades, sem exceções, desde os escritórios de trabalhos burocráticos e dministrativos, até as construções e instalações de usinas, bem como da operação e manutenção de seus reservatórios".

Todo o plano de preservação ambiental está baseado em dados de registro alfanuméricos e cartográficos, organizados pelo software ArcGIS 8.2. O sistema permite à Copel legalizar seus registros de bens imóveis. Um ponto importante é o que se refere ao reassentamento de famílias que tiveram suas propriedades inundadas pela construção de reservatórios. Aproximadamente 19 mil hectares de terra foram inundados pela construção da Usina de Salto Caxias, envolvendo 600 famílias e 466 cartas de créditos. A Copel cobriu todos os custos de reassentamentos e este projeto se tornou uma referência mundial. Para isso, foi decisivo o levantamento espacial de todas as propriedades.