GeoLivrePor Fernando Silveira de Quadro

O volume de dados geográficos vem aumentando nos últimos anos de forma exponencial, principalmente após a popularização de serviços como Google Earth e Google Maps. Ao mesmo tempo em que se tem um grande volume de dados, tem-se a nítida impressão que esses dados inexistem, isso devido à tamanha dificuldade em encontrá-los.

O grande desafio do intercâmbio de dados é a diversidade de modelos disponíveis nos dias de hoje. Essa diversidade faz com que cada empresa produtora de dados geográficos utilize o modelo que melhor se adapte à sua realidade ou solução.

No passado, um grande esforço foi feito para desenvolver padrões abertos e dar suporte aos diversos tipos de dados geográficos, para que esses dados pudessem ser disponibilizados de forma organizada. O desenvolvimento de padrões abertos provê o compartilhamento e a troca de informações entre aplicações geográficas, amenizando o problema da diversidade de formatos, processos e significados para dados geográficos. Em termos práticos, no contexto da geoinformação, a interoperabilidade consiste na capacidade de armazenamento, troca e uso de dados e informações em redes distribuídas.

GeoServer

O GeoServer é um servidor de mapas completamente funcional que segue as especificações de padrões abertos do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC), tais como Web Map Service (WMS), Web Coverage Service (WCS) e Web Feature Service (WFS-T), e tem como objetivo tornar a informação geográfica o mais acessível possível.

Tela do GeoServer
>Tela da ferramenta administrativa do GeoServer

Com o GeoServer é possível publicar dados através de mapas e imagens (usando o WMS), ou os dados reais (utilizando WFS), além de permitir atualizar, deletar ou inserir novos elementos através do serviço WFS-T (transacional). O seu foco é a facilidade de uso e o suporte aos padrões abertos, possibilitando que qualquer pessoa possa compartilhar suas informações geográficas de uma forma interoperável que, além de facilitar, garante a consistência da informação.

Site do GeoServer
>Site do GeoServer

Além disso, o GeoServer é um sistema multiplataforma, desenvolvido em Java, tendo assim a capacidade de rodar no Windows, Linux, Mac OSX, Solaris, etc.. Possui interface administrativa que possibilita, de uma maneira intuitiva e amigável, cadastrar, configurar e realizar visualização prévia dos dados espaciais cadastrados. Na ferramenta administrativa é possível, em poucos cliques, disponibilizar seus dados espaciais através dos serviços OGC.

Possui integração com os principais formatos vetoriais, como SQL Server, PostGIS, Oracle Spatial, MySQL, DB2 e ArcSDE, além do popular formato shapefile. Quanto aos formatos raster, possui suporte ao GeoTIFF, ArcGrid, Gtopo30, ImageMosaic, WorldImage, MrSID e ECW, sendo que os dois últimos através da biblioteca GDAL.

De nada adiantaria cadastrar os dados no GeoServer se não fosse possível disponibilizá-los em um formato amigável, e nesse sentido o sistema possui diversos formatos para que seja possível obter a informação da maneira mais adequada à necessidade do usuário.

Em se tratando de formatos de saída (output format), o GeoServer possui suporte ao formato KML, que permite servir dados diretamente para o Google Earth e Google Maps; GeoRSS que fornece uma maneira fácil de superposição dos dados com o Google Maps, Yahoo Maps e Bing Maps; além dos formatos PDF, Excel, CSV, SVG, GeoJSON e GML.

Tabela GeoServer

O site oficial possui uma grande quantidade de documentação e a comunidade brasileira é bastante ativa, contando com mais de 250 participantes.

Fernando Silveira de QuadroFernando Silveira de Quadro
Analista de Sistemas – Geoprocessamento
Softplan/Poligraph
www.fernandoquadro.com.br
fernando.quadro@softplan.com.br