A Santiago & Cintra Geo-tecnologias, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado, representando com exclusividade no Brasil algumas das maiores marcas mundiais de geotecnologias, apresenta ao mercado brasileiro a estação total Topcon IS, que reúne em um só equipamento as funções de imagem e escaner de longo alcance.

A Topcon IS pode ser analisada como uma estação completa de imageamento e escaneamento. Voltada para qualquer tipo de levantamento, a Topcon IS realiza trabalhos com alto grau de detalhamento. Esse equipamento é capaz de realizar o levantamento de milhares de pontos, em poucas horas, utilizando as funções de escaneamento e levantamento automático de feições. Além disso, é capaz de realizar simultaneamente o imageamento da cena levantada.

Dentre as características técnicas da Topcon IS estão a precisão de 1" e 3" na medição angular. Na medição linear, o alcance chega a 3000 metros utilizando somente um prisma, e a precisão chega a 2 milímetros + 2ppm. Além disso, a Topcon IS possui um alcance para medição sem prisma de até dois mil metros. Combinando a obtenção de imagens em tempo real com os dados geoespaciais, a estação Topcon IS é indicada para aplicação em levantamentos plani-altimétricos, mapeamento de divisas, escavações e terraplanagens, locações de obras, medições para controle de estoque de materiais, “as built” e monitoramento de estruturas, entre outras.

Além da memória interna do equipamento, a Topcon IS possui capacidade de utilizar cartões de memória e pen drives.

Topcon ISEscaner de longo alcance

A estação Topcon IS possui a capacidade de realizar escaneamento de até 20 pontos por segundo. Para isso, basta escolher a região a ser escaneada e a estação se encarrega de fazer o levantamento de milhares de pontos em um curto período de tempo. A escolha da área a ser escaneada pode ser realizada na forma de um retângulo ou de um polígono, delimitando assim a região de interesse.

Duas câmeras digitais

A estação total Topcon IS possui duas câmeras digitais de 1,3 megapixels, sendo que uma fica posicionada logo acima da luneta, integrada ao corpo da estação.  Esse sensor capta imagens do ambiente, que são utilizadas para documentação do trabalho realizado (como se fosse um croquis digital), e para selecionar as regiões a serem escaneadas ou levantadas. A outra câmera é incorporada à ocular da estação, possibilitando assim imagens com ampliação ótica de até 30 vezes, ou seja, o usuário tem na tela a mesma imagem que veria na luneta.

Interface

A estação Topcon IS possui uma interface em ambiente Windows, muito amigável e de fácil aprendizado. O painel frontal de controle possui teclado alfa-numérico e um monitor colorido sensível ao toque (touchscreen). Utilizando um avançado softwares de controle, o TopSurv, já utilizado nos receptores GPS da marca, é possível visualizar a cena a ser levantada, em tempo real, na tela da Topcon IS. Para realizar uma visada, o usuário pode solicitar que à Topcon IS aponte para um ponto desejado apenas com um toque na tela de visualização. A imagem, com aproximação ótica de 30 vezes, permite que o usuário faça pontaria fina em pontos de interesse, eliminando assim, na maioria dos casos, a visualização pela ocular.

Estação Total TopconConexão

A estação Topcon IS possui capacidade de se conectar à internet via Wi-fi ou Bluetooth. Dessa forma, o usuário pode até mesmo navegar na web, utilizando em campo um celular ou acessando uma rede Wi-fi. Contando com essa característica da Topcon IS, é possível enviar dados via internet, do campo diretamente para o escritório.

A IS pode ser conectada remotamente a um computador, utilizando Wi-fi. Assim, o operador tem a capacidade de operar a estação, em diversos modos, através de um computador.

Funções

Dentre as várias características facilitadoras de levantamento, a estação Topcon IS, em conjunto com o software TopSurv, possibilita ao usuário as seguintes funcionalidades:
– Realizar a focagem automática e de alta precisão de prismas, eliminando assim a necessidade do trabalho de visualizar o prisma pela ocular e realizar os ajustes finos manualmente;
– Acompanhar o prisma automaticamente, rotacionando em torno de seus eixos. Ou seja, o auxiliar simplesmente se move com um prisma, comum ou de 360º, e a estação Topcon IS se encarrega de seguir o mesmo;
– Coletar automaticamente pontos (função auto-topo). Utilizando a função de acompanhar automaticamente o prisma, o usuário pode solicitar à Topcon IS que armazene pontos – por exemplo, por intervalo de tempo definido – na trajetória por onde o prisma passar;
– Realizar monitoramento de estruturas, utilizando uma função especifica do software TopSurv;
– Trabalhar com projetos de estradas e rodovias. Com a estação Topcon IS, é possível até mesmo criar projetos de estradas em campo;
– Locação automática de pontos. Para isso, basta inserir na estação o projeto com os pontos a serem locados, ou somente o desenho. Com o adequado posicionamento e orientação da estação, a Topcon IS é capaz de apontar automaticamente para um ponto selecionado pelo usuário.

Além dessas funcionalidades, a estação possui luz guia para facilitar a orientação para auxiliá-lo, otimizando o serviço de campo.

Clique aqui e assista a um vídeo demonstrativo da nova Estação Topcon IS.

+Informações
www.santiagoecintra.com.br