É irresistível, neste início de ano, não cair na tentação de fazer listas de resoluções. Como 2010 está iniciando com uma aura especial de otimismo e, pela primeira vez, o Brasil está efetivamente mudando de patamar de desenvolvimento, vou arriscar citar algumas percepções sobre o mercado de geomática. Usarei esta lista como um roteiro para os próximos artigos na InfoGEO e no meu blog no Portal MundoGEO:

1. Acredite, os tempos mudaram mesmo e as tecnologias de coleta de dados são várias e cada vez mais baratas.

2. As diferenças entre agrimensores, topógrafos,
geógrafos, cartógrafos e demais profissionais da área de geoinformação está diminuindo a cada dia.

3. Está mais fácil prosperar como empresário na área de geomática.

4. Geoprocessamento não é mais uma tecnologia cara, complicada e desconhecida.

5. Empresas do setor devem se cuidar para não ficar reféns de sua lentidão para inovações e transformações.

6. O usuário está muito mais informado sobre os temas conceituais e mais exigente na hora de contratar.

7. Está cada vez menor a distância entre os especialistas e os usuários finais de geoprocessamento.

8. Qualquer tipo de controle governamental sobre a produção e uso dos dados geográficos não dará certo com a liberdade da internet.

9. O perfil dos projetos de geoprocessamento está migrando do setor público para o privado.

10. Serviços de localização já são uma das dez tecnologias mais populares neste início de século.

Sede e equipe da MundoGEO ampliadas

A MundoGEO começa o ano com várias novidades. O espaço físico foi dobrado para acomodar a equipe e os novos projetos da empresa. Para 2010 estão previstos mais seminários presenciais e dezenas de webinars (eventos online), além da ampliação da atuação internacional da empresa na América Latina. Na área de conteúdo, lançamos novas publicações nas áreas de Sustentabilidade e Arquitetura da Paisagem. Em paralelo estão em desenvolvimento soluções de educação à distância e mudanças tecnológicas nas plataformas web.

Um ótimo 2010 com muita saúde, harmonia e sucesso nos novos desafios.

Equipe MundoGEO: Kawana Gasparin, Jarbas Neto, Fabíola Cottet, Gustavo Ribeiro, Ingryd Goulart, Adriana Wendler, Ágatha Branco, Emerson Zanon Granemann, Emerson Tavares, Eduardo Freitas, Guilherme Vieira, Tássia Rodrigues,  Pedro Lago e Eloísa Stofel
Equipe MundoGEO: Kawana Gasparin, Jarbas Neto, Fabíola Cottet, Gustavo Ribeiro, Ingryd Goulart, Adriana Wendler, Ágatha Branco, Emerson Zanon Granemann, Emerson Tavares, Eduardo Freitas, Guilherme Vieira, Tássia Rodrigues, Pedro Lago e Eloísa Stofel

MundoGEO encerra participação no GEO Summit

A partir de 2010, o evento GEO Summit Latin America (ex-GEO Brasil), que é promovido e organizado pela empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM), não conta mais com a participação da MundoGEO na coordenação técnica do congresso.

No final do ano passado, comunicamos a decisão ao presidente da RXAM, Juan Pablo de Vera, e à responsável pelos congressos da empresa, Márcia Coimbra. Mais informações sobre o evento em www.geobr.com.br.


Emerson Zanon Granemann

Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com