O Atlas Eletrônico dos Recursos Hídricos conquistou o primeiro lugar na categoria Software Livre da edição 2009 do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica.

O desenvolvimento do Atlas Eletrônico se deu com o objetivo de proporcionar aos usuários, sejam eles especialistas, técnicos em recursos hídricos ou o público em geral, o acesso a uma quantidade significativa de informações sobre a geografia física do Ceará, a partir de um sistema de informação georreferenciado interligado a um banco de dados, utilizando softwares livres.

A disponibilidade de tais dados são de fundamental importância, sobretudo, para a melhoria dos planejamentos administrativos, de infraestrutura hídrica e demais atividades ligadas à área.

Atlas RH CearáA base cartográfica foi atualizada na escala de 1:100.000, incluindo dados descritivos sobre rios, corpos d’água, malha viária, curvas de nível, mancha urbana e informações atualizadas sobre a infraestrutura hídrica do Estado, referente à construção de açudes, adutoras, eixos de integração, dessalinizadores e poços.

Além disso, o Altas interliga temas de recursos hídricos a outros diferentes temas, como por exemplo, ligados à vegetação, desertificação, projetos de irrigação, unidades geoambientais, imagens de satélite e a situação sócio-econômica cearense.