As inovações tecnológicas usadas no Censo 2010, o primeiro no mundo a ser feito de forma totalmente digital, levaram o IBGE a ser um dos dez premiados pela Unesco e a Netexplorateur, ONG francesa pelo desenvolvimento da sociedade digital.

O presidente do Instituto, Eduardo Pereira Nunes, e o coordenador de Tecnologia do Censo 2010, José Sant’Anna Bevilaqua, estarão em Paris nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro para receber o prêmio “Netexplorateur Palmares 100” e apresentar o case de sucesso. Em dezembro, o diretor de Informática do IBGE, Paulo César Moraes Simões, já havia vencido o prêmio “Profissional de Tecnologia da Informação 2010”, do site Informática Hoje, por sua liderança na área de Informática do Censo 2010.

A Netexplorateur é um observatório mundial para divulgação de novos usos da Internet em todo o mundo. A cada ano, relaciona as 100 inovações mais promissoras e premia as 10 mais importantes, no “Netexplorateur Palmares 100”.

De acordo com os organizadores da premiação, “em 2010 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou um censo completo da população brasileira para determinar a localização, tamanho e hábitos de cada família, ou seja, quase 200 milhões de habitantes. O uso extensivo de tecnologia móvel na pesquisa tornou-a a primeira operação totalmente digital em tal escala (…). A operação sem papel também proporcionou benefícios econômicos e ambientais”.

Além do evento de premiação ocorrerá um fórum, durante o qual serão apresentados os possíveis impactos socioeconômicos das 10 inovações premiadas. O objetivo é ajudar os participantes – formuladores de políticas públicas, acadêmicos e representantes dos meios de comunicação e do mundo dos negócios – a entender como a cultura digital irá transformar seu ambiente, negócios e métodos de funcionamento, preparando-os para novas práticas e modelos de gestão.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.