Uma parceria entre o Instituto Inova e a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo irá otimizar as ações de monitoramento em áreas rurais e agrícolas. O projeto, que tem início previsto para fevereiro, permitirá que parte da detecção de infrações ao meio ambiente seja feita por meio da utilização de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) cedidos à polícia por uma das empresas parceiras do Instituto Inova, a AGX Tecnologia.

Operado por um sistema autônomo de navegação, o VANT possui alta capacidade de processamento de imagens georreferenciadas. Isso significa que o equipamento poderá identificar com precisão e eficiência áreas desmatadas, diminuição de áreas de preservação permanente (APPs), atividades de mineração em leito de rios, além de detectar crimes como queimadas, pesca ilegal e corte de vegetação nativa.

O comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Ribeirão Preto, capitão Luis Gustavo Biagioni, explica que a parceria, ainda em caráter experimental, visa dar sustentação aos estudos de implementação da nova tecnologia em um futuro próximo, em todo o Estado de São Paulo. Com o emprego dos VANTs, as patrulhas terrestres poderão ser direcionadas às ocorrências de forma precisa, gerando otimização das intervenções e diminuindo a sensação de impunidade, uma vez que o equipamento irá produzir provas concretas contra os agressores do meio ambiente.

As imagens captadas durante o monitoramento serão processadas pelo Instituto Inova e cedidas à polícia. O diretor da AGX Tecnologia, Adriano Kancelkis, explica que o modelo de VANT utilizado na fiscalização de áeras agrícolas possui uma hora de autonomia de voo, o que lhe permite sobrevoar 400 hectares a uma velocidade que pode variar de 80 Km/h a 120 Km/h.

Mais que benefícios capazes de otimizar o trabalho policial, a parceria entre Instituto Inova e Polícia Ambiental também tem como objetivo difundir o uso de tecnologias embarcadas, com o foco tanto no controle ambiental quanto na melhoria da produtividade do agronegócio.

VANT Tiriba, que será utilizado para monitoramento ambiental e áreas agrícolas pela Polícia Militar Ambiental de SP (Crédito: Divulgação)

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.