A proposta de investimento do presidente dos Estados Unidos para o Programa de Pesquisas Geológicas do país (USGS, na sigla em inglês)  foi de 1,1 bilhão de dólares para o ano de 2012. Isso destaca o investimento em programas de pesquisa e de desenvolvimento para restaurar e proteger as terras e a água para as gerações futuras, apesar da contenção de gastos.

O orçamento para 2012 representa um aumento de 6,1 milhões dólares em relação a 2010, o que inclui um aumento líquido de 28,8 milhões, representando uma redução de custos administrativos de 23,4 milhões.

Para atender a prioridade do presidente Obama, o orçamento do USGS para 2012 prevê investimentos essenciais na pesquisa e desenvolvimento, além da recuperação de ecossistemas,  encontrando soluções  em programas como a avaliação regional da quantidade das águas subterrâneas e de qualidade, pesquisa de substâncias tóxicas nas águas do país, avaliação mineral de recursos, subsídios para melhorar a resistência da nação aos desastres naturais, entre outros.

Essas mudanças refletem escolhas difíceis e reposicionamento de responsabilidades fundamentais para melhor atender os complexos problemas multidisciplinares.

Landsat

A proposta de aumento de investimentos para o USGS ainda conta com aumento de 48 milhões de dólares para o imageamento nacional de terras, com ênfase do projeto Landsat, 12 milhões em restauração de ecossistemas, 11 milhões em centros climáticos e 4,5 milhões em ordenamento de território costeiro e marinho.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.