Professores do ensino fundamental da rede municipal de Campinas (SP) participaram, nos dias 1º e 2 de março, de um curso prático em geotecnologias aplicadas à educação. O curso, promovido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, através do projeto GeoAtlas, ofereceu aos professores uma imersão no software de geoprocessamento Spring. O objetivo foi capacitar os professores no uso de ferramentas como o sensoriamento remoto e imagens de satélite, possibilitando aulas mais criativas e contribuindo para despertar o maior interesse dos alunos.

O curso foi ministrado pela pesquisadora do Inpe Teresa Gallotti Florenzano, que há anos coordena a realização de capacitações como essa para professores do ensino básico. A idéia é oferecer a oportunidade do professor trabalhar a sua realidade local, não ficando amarrado somente ao livro didático. Dominando essas novas ferramentas, ele poderá trabalhar de maneira mais personalizada, utilizando dados sobre o município e a região onde está localizada a sua escola.

O projeto GeoAtlas – Geotecnologias como Apoio à Elaboração de Material Didático para o Ensino Fundamental, prevê a produção de um Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas, em formatos de livro e website, com foco nos dados sobre as atividades agropecuárias e suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade.

De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora da Embrapa Cristina Criscuolo, na educação existe um grande potencial, não muito explorado, do uso das geotecnologias. A idéia é fomentar a observação e a análise a partir de uma escala local, abordando temas relacionados ao bairro, ao município ou a região mais próxima onde o aluno estuda ou habita, despertando o interesse no conhecimento de seu ambiente.

Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.