O MundoGEO#Connect, evento que se realizará em São Paulo de 14 a 16 de junho, reunirá empresas, instituições e profissionais de geomática que estarão em contato direto com as últimas tendências da indústria geoespacial. Além da feira de equipamentos e serviços, com mais de 30 expositores, haverá três auditórios funcionando simultaneamente, com mini-cursos e seminários para que os usuários de geotecnologia possam atualizar-se e fazer contatos profissionais.

O setor de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais levou um “tranco” em 2010, com a revisão na Norma e os novos procedimentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que tinham o objetivo de realmente fazer a regularização fundiária andar a passos largos. Um ano após a mudança na forma de elaborar o georreferenciamento e certificar imóveis, especialistas do Instituto e profissionais envolvidos com o setor voltam a encontrar-se para debater como está o andamento dos projetos e quais as novidades do geo no Brasil.

No dia 14 de junho será realizado o mini-curso “Geocertificação de Imóveis Rurais”, com seis horas de duração. O treinamento, que será ministrado pelo engenheiro agrimensor Roberto Tadeu Teixeira, Chefe do Serviço de Cartografia e Presidente do Comitê Regional de Certificação do Incra-SP, vai abordar as mudanças na Norma Técnica e nos procedimentos de Certificação de imóveis junto ao Instituto. Os participantes terão direito a um CD Legeo e será feita uma avaliação ao final do curso, garantindo que o profissional sairá devidamente capacitado a apresentar o processo em condição de Certificação, pois será corretamente instruído sobre todos os aspectos ligados ao georreferenciamento de imóveis rurais e à elaboração das peças técnicas.

Alguns dos temas a serem abordados durante o mini-curso incluem:
– Como certificar imóveis com várias matriculas e códigos
– Quais os imóveis que são obrigados a certificar
– Certificação de posse por simples ocupação
– Ação de usucapião e retificação  de área
– Como elaborar plantas, memorial e planilha de dados cartográficos
– Novas metodologias de transporte e de levantamentos
– Legislação de registro publico
– Reserva legal no imóvel a ser certificado
– Utilização de GPS RTK
– Imóvel dentro de unidade de conservação

Este mini-curso é recomendado a todos os profissionais credenciados no Incra e demais profissionais que atuam com o georreferenciamento de imóveis rurais. As inscrições nos mini-cursos podem ser feitas no site do MundoGEO#Connect.

Serviço

Evento: MundoGEO#Connect – O futuro dos mapas chegou!
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596 – 5º andar – Consolação – São Paulo (SP)
Data: 14 a 16 de junho de 2011
Horário: 9h às 18h (seminários e cursos) e 10h às 19h (feira)
Informações: connect@mundogeo.com / @mundogeo / (11) 4063 8848 / (41) 3338 7789

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.