O livro “Cidade e Meio Ambiente: percepções e práticas em São Paulo” foi baseado na pesquisa “Problemas Ambientais de São Paulo”, e tem como objetivo compreender os problemas ambientais vivenciados pela população da cidade no nível domiciliar e fornecer um suporte analítico para a formulação das estratégias necessárias para a melhoria do meio ambiente urbano.

O quadro encontrado na cidade é o aumento desmesurado de enchentes, dificuldades na gestão dos resíduos sólidos e interferência crescente do despejo incorreto de resíduos sólidos, impactos cada vez maiores da utilização do automóvel e a degradação dos recursos hídricos.

Para o autor, Pedro Jaconi, é necessária a implantação de políticas públicas em São Paulo que incentivem o crescimento sustentável, assim como a abertura da gestão urbana para a sociedade civil.

A obra esta dividida em quatro partes. A primeira descreve a pesquisa conceitual e metodologicamente, enquanto que a segunda apresenta o contexto socioambiental de São Paulo, suas tendências e transformações. A terceira constitui-se dos resultados da pesquisa realizada em mil domicílios de diferentes extratos sociais e finalmente, a quarta parte é uma análise dos dados levantados em três regiões, onde se buscou contrastar as diferenças de percepções, atitudes e condições socioambientais entre os moradores do centro e da periferia da cidade.

Este livro já está disponível na Loja MundoGEO. Clique aqui e confira as condições de pagamento.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.