TerraSAR-X

Irá acontecer na próxima quinta-feira, 8 de agosto, uma palestra sobre os satélites TerraSAR-X and Tandem-X, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

A apresentação será focada nos satélites lançados em 2007 através de uma parceria público-privada entre a DLR e Astrium. Os dois satélites oferecem até 1m de resolução espacial com grande qualidade de imagem e detalhamento.

Durante a palestra, serão demonstrados alguns resultados recentes de análise de dados em várias aplicações, como o monitoramento permanente de movimentos da superfície (edifícios localizados em áreas geológicas de risco e campos de petróleo por exemplo), através da da aplicação de interferometria, mapeamento topográfico, detecção automatizada  (monitoramento do padrão de degradação florestal por exemplo).

Desde dezembro de 2010, os satélites TerraSAR-X e Tandem-X estão voando em uma formação inovadora no espaço. Até o final de 2012, a missão irá adquirir dados sobre toda a massa de terra em um modo bi-estático. O objetivo é gerar um modelo 3D perfeito da superfície da Terra. O estado atual desta missão 3D, a especificação dos resultados do modelo de superfície e o cronograma de entrega também serão apresentados.

O palestrante será o Prof. Dr.Steffen Kuntz, Assessor Senior da Geo-Information Services, INFOTERRA GmbH. O local é o auditório José Simeão de Medeiros, no Labgeo do Inpe.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.