Oportunidades de apoio à pesquisa e de cooperação serão discutidas nesta quarta-feira (14) em Brasília. O evento é promovido pelo CNPq, pela Delegação da União Europeia na capital federal e pelo Conselho Europeu de Pesquisa.

As oportunidades de apoio à pesquisa e de cooperação em Ciência e Tecnologia entre pesquisadores brasileiros e europeus são um dos focos do seminário Brasil-União Européia: oportunidades e perspectivas de cooperação, que o CNPq, a Delegação da União Européia em Brasília e o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) promovem na sede do CNPq, em Brasília.

O evento tem a participação dos professores Tereza Lago, da Escola de Ciências da Universidade do Porto, e Antônio Coutinho, do Instituto Gulbenkian de Ciência, que, como representantes do ERC, falarão sobre apoio financeiro à pesquisa de excelência aportado pela instituição.

Tereza Lago, além de prestar grande contribuição à Astronomia como pesquisadora, participou da criação de cursos de pós-graduação em Portugal e na União Europeia nessa área e atua como membro de vários comitês consultivos em campos correlatos. Coutinho é especialista em imunologia, com várias contribuições para a ciência na área, como pesquisador atuante em vários comitês e membro de academias de ciência, inclusive a brasileira.

Participam ainda os diretores do CNPq Manoel Barral Neto, de Cooperação Institucional, Guilherme Sales Soares de Azevedo, de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais, e Paulo Sergio Lacerda Beirão, de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, que abordarão o Programa Ciência sem Fronteiras, oportunidades de financiamento à pesquisa na área de Exatas, Humanas e Sociais, bem como na área de Biomedicina.

O objetivo é de que a discussão contribua para ampliar a cooperação em C&T, em áreas consideradas estratégicas pelos dois lados. O seminário CNPq/ERC será transmitido via Internet, através deste link.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.