Univerisidade NTNU_navegação indoorA Universidade norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, na sigla em inglês) não é a maior de mundo em extensão, mas é onde os estudantes mais se perdem dentro do campus, a ponto da instituição criar um aplicativo de localização para celulares, laptops ou tablets.

Essa ideia surgiu a partir da observação dos alunos e visitantes que frequentemente se perdiam dentro da universidade, em Gløshaugen. O programa, chamado de “Campus Guide”, mostra como chegar a lugares, dentro da instituição, e funciona da seguinte maneira: o sistema localiza a posição da pessoa, com precisão de 5 a 10 metros, usando a rede sem fio da NTNU, juntamente com a rota para chegar a pontos dentro da instituição.

A ferramenta já está disponível, gratuitamente, para usuários de smartphones iPhone e do Android, pelo endereço www.campusguiden.no.

A título de curiosidade, o posto de maior instituição de ensino superior do mundo ficou com a Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi, em Nova Déli, Índia, com mais de um milhão e cem mil alunos matriculados.