O novo edital do Trem de Alta Velocidade (TAV), que inicialmente ocorreria em agosto, será disponibilizado para audiência pública em outubro. A expectativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres é divulgar a versão final do documento em novembro e concluir o leilão da 1ª fase de licitação no 1º semestre de 2012.

Segundo o diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em declaração feita durante a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que o ano de 2012 será crucial para o panorama de transporte ferroviário de passageiros com distâncias maiores, como o Trem de Alta Velocidade e trens regionais de São Paulo.

O governo chegou a realizar em julho, após dois adiamentos, um leilão para a concessão do TAV, mas a iniciativa fracassou, já que nenhuma empresa apresentou proposta. O governo anunciou então que adotará um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem, outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor da CPTM (Companhia Paulista de Trens Regionais) comentou que os estudos sobre os três trens regionais, de Jundiaí, Santos e Sorocaba, que estão sendo idealizados, deverão estar bem encaminhados no segundo semestre de 2012. “É provável que em setembro já se tenha um quadro bem elaborado”.

Realizada até hoje (16 de setembro) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária com o tema principal “O Futuro está nos trilhos – Os caminhos para o desenvolvimento” está reunindo profissionais, empresários, representantes de instituições públicas, dos governos federal, estadual e municipal, sociedade e imprensa para debater o transporte público nas cidades brasileiras.

MundoGEO#Connect 2012

O Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP) foi palco do maior evento sobre geotecnologias da América Latina. Durante o mês de junho, diversos profissionais, empresas e entusiastas do setor tiveram a oportunidade de se atualizar no campo das geotecnologias.

Esta continua sendo a proposta do MundoGEO#Connect 2012, que sob o slogan ”Compartilhar informações para um mundo melhor” irá debater temas atuais e importantes para a engenharia, agrimensura, cartografia, imagens de satélite, serviços de localização, GIS entre outros. Marque na agenda, de 29 a 31 de maio de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca.