O tema Ciência e Tecnologia ganha destaque, durante esta semana, em todo o país. De 17 a 23 de outubro, mais de 500 cidades brasileiras estão mobilizadas para a realização da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e promovido em parceria com governos estaduais, municípios e instituições diversas.

A finalidade principal da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T& I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

Este ano, o tema é “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A cerimônia de abertura oficial do evento ocorreu nesta terça-feira na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, autoridades do Executivo e Legislativo, autoridades do governo do Distrito Federal (DF) e representantes das instituições científicas do DF.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 contabiliza, até o fechamento desta matéria, 13.041 atividades cadastradas. Participam 556 cidades e 770 instituições. (As informações sobre as atividades estão sendo atualizadas constantemente. Clique aqui para acompanhar.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.