A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) divulgou na última segunda-feira, 17 de outubro, uma nova versão do mais completo e detalhado modelo digital dos relevos terrestres, que abrande todo o planeta. Feito em parceria com o Japão, o mapa 3D da topografia do planeta abrange 99% da massa terrestre, cobrindo de 83º latitude norte a 83º latitude sul.

O mapa, definido como um modelo de elevação digital global, foi criado a partir de imagens coletadas pelo Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER), do Japão. As imagens de estereoscopia são produzidas pela fusão de duas imagens bidimensionais levemente deslocadas, criando um efeito 3D de profundidade.

A primeira versão do mapa foi lançada em junho de 2009, em cooperação entre a NASA e o Japão. A nova versão teve um acréscimo de 260 mil pares de imagens estereoscópicas, resultando em uma cobertura global de cerca de 99%. Além disso, possui imagens com resolução maior, maior acurácia horizontal e vertical, permitindo visualizar corpos d’água muito pequenos, de apenas 1 km.

ASTER

Os dados para obtenção do mapa forma coletados com o instrumento japonês ASTER, a bordo do satélite Terra desde 1999. O ASTER é um dos cinco instrumentos lançados ao espaço em 1999. Ele faz imagens de comprimentos de luz visíveis e infravermelhos, com resolução entre 15 e 90 metros.

O modelo de elevação digital, utilizado para produzir o mapa,  se encontra disponível online e sem custos.

Mapa Topografico da Terra NASA e Japão anunciam novo mapa topográfico da Terra