A Blue Marble Geographics, empresa norte-americana desenvolvedora de softwares e serviços geoespaciais, anunciou no início deste mês a aquisição da empresa Global Mapper LLC, sediada em Parker, nos Estados Unidos. A expectativa com a fusão é lançar novas ferramentas GIS aos usuários nos próximos meses e anos.

Desde 2001 a empresa desenvolve e distribui o pacote de softwares Global Mapper, com clientes como a United State Geological Survey (USGS). A ferramenta é utilizado em cálculos de áreas, análise espectral e diversos outros cálculos. Além disso também é usado para retificação de imagens, geração de contorno a partir de dados da superfície, delimitação de bacias hidrográficas, triangulação de dados 3D, etc.

A aquisição foi formalmente anunciada durante a Terceira Conferência Anual de usuários em Denver, no dia 2 de novembro. Segundo a Blue Marble, as ferramentas desenvolvidas pela Global Mapper têm grande relação custo-benefício. A empresa pretende estender esta tecnologia à mais pessoas, incorporando o desenvolvedor de softwares Mike Childs ao time da Blue Marble.

As soluções da Blue Marble de manipulação e conversão de dados geoespaciais são usadas por usuários no mundo todo por analistas GIS, dos setores de óleo e gás, mineração, engenharia civil, topografia, entre outros.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople. Clique aqui e confira.