Já está disponível o informativo de novembro sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar, clique aqui.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).

O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.

O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.

SDI-LAC em português

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e agora está sendo novamente publicada com a tradução das edições de agosto, setembro, outubro e novembro deste ano, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá. A partir desta edição, Eduardo Freitas, editor do portal MundoGEO, passa a contribuir também como correspondente no Brasil do informativo IDE-LAC.

Alguns destaques desta edição: convocatória de resumos e artigos para a GSDI 13; 3º Simpósio GEOSS nas Américas; projeto piloto de satélites para desastres do Caribe; mapa topográfico global melhorado; jornada da Infraestrutura de Dados Espaciais da Argentina; portal da INDE terá informações sobre o PPA no Brasil; IDE do Estado da Bahia; Plenária sobre o futuro geoespacial da Colômbia; IBGE lança banco de nomes geográficos do Brasil; oportunidades de capacitação e treinamentos; oportunidades de trabalho; conferências e eventos.

Sociedade Geoespacial Internacional

Na sua recente reunião, o Conselho de Direitores da GSDI aprovou que as pessoas em países com renda baixa e muito baixa pudessem vincular-se à Sociedade Geoespacial Internacional (em inglês IGS), fornecendo informações específicas de valor para a comunidade global, em vez de dinheiro para a taxa anual. Para participar, basta adicionar seu perfil profissional no portal de especialistas geoespaciais de todo o mundo. Os benefícios da adesão estão listados neste  link.

A IGS é uma comunidade global de pesquisadores e profissionais com interesse em questões geoespaciais, IDE, SIG, tecnologia móvel, de mapeamento e questões relacionadas. A meta da organização é participar e melhorar a comunicação internacional entre os indivíduos que participam ativamente na promoção, desenvolvimento e avanço dos conceitos geoespaciais e afins.