Está disponível para consulta a partir desta sexta-feira (18/11), no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Cadastro de Localidades Brasileiras Selecionadas, que fornece os nomes, subordinação político-administrativa (a que grande região, estado,meso ou microrregião pertencem), coordenadas (latitudes e longitudes) e altitudes médias das sedes de 21.304 localidades como municípios, vilas, assentamentos rurais e aldeias indígenas, entre outras.

O Cadastro de Localidades Selecionadas atende à crescente demanda da sociedade por informações georreferenciadas. Ele deverá ser atualizado periodicamente e aperfeiçoado. Por meio do Cadastro de Localidades Selecionadas, é possível saber, por exemplo, que o município paulista de Campos do Jordão é o mais alto do país. Sua sede está localizada a 1.639,2 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Analisando-se as informações sobre latitudes, descobre-se que o Brasil tem 27 municípios (0,5% do total) acima da Linha do Equador, sendo que o município mais a Norte do país é Uiramutã, em Roraima (lat. 4,58°). No outro extremo, o município brasileiro mais “meridional”, ou seja a Sul do Equador, é Chuí, no Rio Grande do Sul (lat. -33,7°).

Os municípios nos extremos leste e oeste são, segundo as informações de longitudes, respectivamente, Pitimbu, na Paraíba (long. -34,8°), e Mâncio Lima, no Acre (long. -72,9°).

O banco de dados também dá as coordenadas (latitude e longitude) precisas de todas as 516 aldeias indígenas catalogadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos 921 assentamentos rurais (ou agrovilas) existentes em 2008, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Também estão reunidas no banco de dados informações sobre 4.718 vilas (ou sedes de distritos, que são subdivisões dos municípios), de 7.086 povoados, 210 núcleos rurais, 355 lugarejos e 1.933 áreas urbanas isoladas.