Satélite Spot5

O Estado de Rondônia oficializa hoje a aquisição de cerca de 150 imagens do satélite francês SPOT5, fruto de um acordo firmado com a Tecnomapas, distribuidora oficial da Astrium nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. O mapeamento corresponde a 100% do território do Estado, ou 237.590,86 quilômetros quadrados.

A cerimônia de entrega das imagens aconteceu em 21 de novembro na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e contou com a presença da secretária de Meio Ambiente do Estado, Nanci Maria Rodrigues da Silva e de outras autoridades e representantes das empresas.

Trata-se da primeira compra de imagens de satélite de alta precisão feita pelo Estado, o que permitirá que elas sejam utilizadas para uma ampla gama de aplicações na área de meio ambiente, tais como prevenção e combate ao desmatamento e degradação florestal, planejamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como atualização de base cartográfica na escala de 1:25.000. O Estado poderá assim ter um acompanhamento mais detalhado e preciso do uso e ocupação do seu território.

Equivalente a 0,5 Terabyte de espaço, as imagens com 2,5 metros de resolução foram captadas pelo satélite SPOT5, assim como aquelas com 10 metros, as quais foram colhidas entre janeiro de 2010 e agosto de 2011. Os dados do mapeamento estarão acessíveis via internet por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM) e estarão disponíveis para consulta por toda a administração estadual e municipal, além de universidades, centros de pesquisa, ONGs e Ministério Público.

Uma das metas do Estado é acelerar o processo de adesão ao CAR e, com isso, promover uma gestão florestal sustentável. Atualmente, Rondônia possui 187 propriedades monitoradas, o que corresponde a uma área pouco maior que 37 mil hectares. Para se ter uma ideia, o Estado do Pará, o mais avançado no que diz respeito ao CAR, conta hoje com 42.938 imóveis rurais monitorados. Já o Mato Grosso possui quase 30 mil propriedades cadastradas. Ambos os estados já fazem uso de imagens do satélite SPOT5 e do sistema desenvolvido pela Tecnomapas para elaboração do CAR.

Cadastro Ambiental Rural foi tema de webinar

Na última semana o MundoGEO em parceria com a Astrium GEO Brasil e com a Tecnomapas apresentaram dois seminários online, nos dias 16 e 17 de novembro, sobre as diversas aplicações das imagens de satélite e sistemas ambientais com geotecnologia para Cadastro Ambiental Rural (CAR).

No segundo webinar foi apresentado o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM), com foco no módulo de CAR, utilizando ferramentas de geotecnologia. Os seminários contaram com a participação de de quase 1300 pessoas, que interagiram enviando perguntas e comentários aos palestrantes. Clique aqui para acessar os materiais disponíveis dos webinars.