A Intergraph, empresa adquirida em 2010 pelo Grupo Hexagon, anunciou nessa semana uma nova infraestrutura espacial de dados espaciais (IDEs) que utiliza a tecnologia de de gerenciamento de dados da Erdas. A solução vêm da união do GeoMedia SDI com os softwares Erdas Apollo. Este novo pacote fornece uma plataforma de gerenciamento geoespacial que permite a colaboração direta entre governos, empresas públicas e privadas.

Esta nova solução fornece integração com geoserviços empresariais do Open Geospatial Consortium (OGC), serviços de IDE que protegem e gerenciam sua implantação, (como segurança, registro de eventos do usuário, medição de desempenho), além de fornecer um browser pronto e simples de usar, permitindo que usuários possam encontrar, acessar, visualizar e analisar dados geoespaciais publicados via serviços web de IDEs. Também permite a integração de dados provenientes de diversas fontes em apenas uma interface navegável de mapas.

Com este lançamento, a empresa pretende valorizar mais o uso dos dados geoespaciais, melhorando o processo de consulta à informações atualizadas e facilitando o compartilhamento de dados e a colaboração entre consumidores e parceiros. A nova solução promete ainda melhorar o gerenciamento e automação de dados críticos e de tarefas relacionadas com IDEs, a fim de economizar tempo e diminuir custos.

Exemplos recentes de implementações utilizando as soluções integradas da Erdas e da Intergraph, incluem os geoportais da República Checa, IGN da França, serviço de tráfego aéreo austríaco e da cidade de Bilbao, na Espanha. As soluções seguem padrões OGC e ISO.