A Agência Europeia do Meio Ambiente lançou um serviço de cartografia global da Terra, que permite obter informações sobre o meio ambiente do planeta, como a qualidade do ar nas mais de mil estações de controle da Europa, além da possibilidade de acesso à situação da contaminação do ar entre uma estação e outra.

Denominado Eye on Earth, o serviço é uma plataforma de comunicação bidireccional, que conta com a participação de cientistas e de cidadãos que fazem observações ambientais. Entre os dados disponibilizados estão os que dizem respeito à qualidade do ar e também da água, que conta com dados históricos de vários anos. Este serviço é chamado de WaterWatch, e conta muitas vezes com dados recentes de 2009.

Através desta plataforma online é possível obter dados sobre a qualidade das praias, o nível de ruído, a erosão costeira, a contaminação dos solos, os derrames de crude, entre outros indicadores como o NoiseWatch, um serviço online que avalia a contaminação acústica em 164 países da Europa. Além disso o usuário pode criar, gravar e imprimir mapas personalizados e acessar diferentes mapas de qualquer parte do planeta e em vários idiomas, com dados da contaminação da água e do ar.