A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), informa que irá receber projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica no País em áreas estratégicas para o desenvolvimento de longo prazo do Brasil, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Assuntos Estratégicos de Interesse Nacional  (Pró-Estratégia).

Esta é uma oportunidade aberta para Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e demais instituições públicas e privadas, desde que atendam os requisitos constantes do edital. Os projetos poderão ser enviados até o dia 30 de março de 2012.

Objetivos do Programa

O  Pró-Estratégia tem como objetivo estimular no país a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes Instituições. Assim, o Programa visa estimular a produção de ciência, tecnologia e inovação, bem como a formação de recursos humanos pós-graduados, em áreas relativas à defesa, ao desenvolvimento e a outros temas estratégicos de interesse nacional.

Áreas temáticas

São considerados basicamente três conjuntos de áreas estratégicas: as que dizem respeito à gestão estratégica de políticas públicas nas áreas relativas à defesa, ao desenvolvimento e a outros temas estratégicos de interesse nacional; as que guardam relação direta com os setores priorizados pela Estratégia Nacional de Defesa, a saber, o espacial, o cibernético e o nuclear; as abrangidas pelos eixos tecnológicos de interesse da defesa nacional, como ciência e tecnologia e também da indústria.

Como participar

O programa irá disponibilizar bolsas com valores que variam de acordo com a formação do candidato. A oportunidade, que visa o desenvolvimento científico e tecnológico para defesa, converge com muitas áreas relacionadas à geo. O envio dos projetos deverá ser feito via correio, em formato impresso e digital (CDROM), para a Capes em Brasília (DF). Para mais informações, acesse o edital do Programa.