A Nexus Geoengenharia, empresa instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), lançou nesse mês o GeoÁrvores, um software para a gestão de cadastro georreferenciado de árvores.

O programa permite que empresas de saneamento ambiental e prefeituras realizem a gestão georreferenciada das árvores da cidade. Com isso, os órgãos públicos responsáveis poderão realizar o planejamento das intervenções em campo nas árvores com o apoio da ferramenta.

Este software utiliza tecnologia Terralib, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  (Inpe) e permite que a base cartográfica da cidade seja integrada ao cadastro de árvores e o mapa unificado do município seja visualizado na tela em um único ambiente.

O GeoÁrvores, além do cadastro georreferenciado de árvores, possui também recursos para a gestão de dados tabulares tais como logradouros, praças, espécies e famílias de espécies de árvores, pragas e doenças.  O programa também oferece recursos para registrar a situação da poda de cada árvore e associa a foto de cada árvore na sua localização no mapa.

A Nexus oferece capacitação da ferramenta e serviços de implantação do GeoÁrvores.

georreferenciamento de árvores
GeoÁrvores