Livro Empraba ZoneamentoO livro “Estratégia metodológica para zoneamento ambiental: a experiência aplicada na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Taquari”, publicado em dezembro de 2011, representa uma importante ferramenta de análise para técnicos e planejadores ambientais, gestores e tomadores de decisão.

A obra tem como objeto de estudo a Bacia Hidrográfica do Alto Rio Taquari, que ocupa uma área de 28.046 quilômetros quadrados na região do Pantanal, no Estado de Mato Grosso do Sul, com uma pequena parte no Estado de Mato Grosso. Um amplo estudo sobre a região, elaborado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permitiu traçar um retrato das principais características da bacia e apresentar uma proposta de zoneamento, buscando avaliar a aplicação da teoria ao planejamento ambiental.

Os autores são o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) João dos Santos Vila da Silva, doutor em planejamento e desenvolvimento rural sustentável, e a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Rozely Ferreira dos Santos, doutora na área de ecologia vegetal e livre-docente em planejamento ambiental.

A publicação aborda conceitos sobre planejamento e zoneamento ambiental, identificação de diferentes tipos de zoneamentos, importância da caracterização ambiental e da elaboração do diagnóstico, além de análise integrada dessas informações na definição de zonas homogêneas e especificação de diretrizes.

São 329 páginas, distribuídas em 20 capítulos que contemplam a cartografia e os municípios da bacia, formação do relevo, diversidade dos solos, características e qualidade dos recursos hídricos, condições climáticas, cobertura vegetal e fauna atual. Também estão descritos os usos da terra e atividades humanas na região e os aspectos da infraestrutura social e econômica, da dinâmica populacional e as condições de vida da população.

O diferencial dessa abordagem de zoneamento está no uso de geotecnologias, amparado em sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto, aliado à aplicação de estatística multivariada. Isso permite mostrar a associação entre variáveis de uma zona homogênea e também o quanto de heterogeneidade interna existe nesse espaço.

Vila explica que esse tipo de informação é extremamente relevante quando se toma decisões de planejamento ambiental, pois mesmo que a natureza pareça homogênea sob uma análise mais genérica, ao se observar os mapas obtidos por imageamento remoto, é possível verificar detalhes que mostram as diferenças e especificidades locais.

Publicação no MundoGEO

O autor João dos Santos Vila da Silva publicou na revista InfoGEO 63, de março de 2011, um artigo sobre um sistema web para licenciamento ambiental. Confira esta publicação, disponível no Portal MundoGEO.