Milhares de anos atrás o homem iniciou a agricultura, gerando então maior dependência de uma mesma porção da superfície terrestre e de seus recursos, para sua sobrevivência. Com o desenvolvimento desse modo de vida, do crescimento das populações e das características próprias de cada sociedade, sobreveio a necessidade de se definir áreas específicas para o uso e daí a necessidade de estabelecer limites.

A estreita dependência da humanidade em relação aos recursos naturais é uma constante, pois, na terra, está o alimento e o abrigo para as gerações atuais e futuras. A terra é um recurso escasso; com o aumento da população mundial, maior se torna a necessidade de gerenciá-lo de forma sustentável, atitude primordial para a sanidade e sobrevivência de todos os seres coabitantes deste planeta. Portanto, é necessário que esses direitos básicos sejam assegurados. Percepção presente no conceito de propriedade da Constituição Brasileira.

Este texto faz parte da coluna “Agrimensura“, que está presente na revista InfoGNSS 35 e também na nova revista MundoGEO. Continue lendo sobre propriedades rurais.