Curso meteorologia por satélite CPTECDirigido a profissionais e estudantes de Ciências da Terra e da Atmosfera, membros da Defesa Civil e responsáveis pelo monitoramento de desastres naturais, o Curso Básico de Meteorologia por Satélite será realizado a distância, de 5 a 7 de março, pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ministrado de forma interativa e em tempo real, por meio da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), o curso oferecerá informações necessárias para a compreensão de alguns dos produtos gerados na Divisão de Satélite e Sistemas Ambientais (DSA) do CPTEC/Inpe.

Serão abordados: princípios básicos da meteorologia por satélite, produtos de previsão imediata e monitoramento da convecção, radiação solar e terrestre e classificação de nuvens, radiação ultravioleta e sondagens atmosféricas, introdução ao sistema GEONETCast e radar meteorológico. Os tópicos serão ministrados pelos pesquisadores Daniel Alejandro Vila, Luiz Augusto Toledo Machado, Juan Carlos Ceballos, Simone Sievert da Costa Coelho, César Mello e Jojhy Sakuragi.

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera – Atmosfera na Amazônia (APLBA). A programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site do CPTEC. As pré-inscrições vão somente até hoje, 2 de março.