A Riachuelo, empresa que pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui moda para o Brasil está planejando executar o maior plano de expansão da história do Grupo Guararapes. Ela irá dobrar o número de lojas no período de 10 anos, um desafio iniciado em 2005.

Para isso, o Grupo Guararapes adotou a solução MapInfo, da Pitney Bowes Software, como ferramenta estratégica do departamento de Business Intelligence, agregando valor a  uma área hibrida de inteligência analítica corporativa, que suporta todas as decisões do Grupo.

O departamento de BI responde perguntas de negócio para o Grupo como um todo, dando suporte nas decisões de Crédito & Cobrança, Expansão, Gestão do Relacionamento com os Clientes (CRM), Inteligência e Pesquisa de Mercado, Análises das Promoções e Campanhas de Marketing, Categoria de Produtos e Lojas.

“Não acreditamos no processo simples de quantificação de mercado puramente dito, nestes três últimos anos unimos experiência de negócio com a ferramenta MapInfo, criando inteligência de negócio, materializando assim, a gestão do plano de expansão como um processo”, comenta Eduardo Mônaco, Gerente de Business Intelligence da Riachuelo.

Além do plano de expansão, era necessário conhecer o perfil do cliente de cada loja para maximizar as campanhas de marketing e realizar campanhas para reativação dos clientes inativos. “A solução de Location Intelligence da Pitney Bowes Software, é uma ferramenta que nos apóia na negociação do custo de ocupação de uma nova loja, uma vez que gera condições de antever qual será o potencial de vendas do site.  A solução elimina o “eu acho que este site vale tanto”. Aumenta-se o peso dos critérios objetivos e diminui-se o intuitivo, sem eliminá-lo”, reconhece Marcos Tadeu,  Gerente de Expansão do Grupo.

Neste contexto o Departamento de Expansão do Grupo é um dos maiores clientes do Departamento de BI, e, em conjunto, desenvolveram o processo e a metodologia do plano de expansão do Grupo. O principal critério é a taxa de retorno do investimento, que para a Riachuelo significa um modelo sofisticado de métricas, incluindo a logística de abastecimento.

Location Intelligence e GIS

O plano previsto para 10 anos aconteceu em apenas seis: em 2005 a rede Riachuelo tinha 77 lojas, com cerca de 160 mil m², antes de terminar o ano de 2011 a rede já conta com 145 lojas e 366,4 mil m² de área de vendas.

A base de Cartões Riachuelo, um dos principais ativos da companhia, pois estabelece um relacionamento de longo prazo com uma quantidade crescente de clientes, também apresentou resultados expressivos. Em 2005 a empresa detinha 7.980 mil cartões Privite Label Riachuelo. Com um agressivo programa de cadastramento de novos clientes e emissão de novos cartões esta base passou para 19,2 milhões em 2011.

BI_MapInfo_Riachuelo
Location Intelligence com solução MapInfo

O MapInfo Professional foi projetado para visualizar facilmente as relações entre dados e geografia, ajudando na tomada de decisões estratégicas. “A tecnologia de Location Intelligence ou georreferenciamento, pode ser adaptada para as necessidades de qualquer empresa que dependa de alguma forma de localização. Analistas de negócios, planejadores e profissionais de GIS conquistam profundo conhecimento de mercado, compartilhando mapas e gráficos repletos de informações”, diz Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney Bowes Software Brasil.

O projeto Riachuelo contou com a participação da Geograph, empresa brasileira e revenda do software MapInfo Professional desde 1993. “Sentimo-nos empolgados em participar do grande sucesso que foi o maior plano de expansão da história do Grupo Guararapes, com o objetivo de dobrar o número de lojas”, comenta Carlos Eduardo F. V. de Azevedo, presidente da Geograph.