Nesta última semana de julho o Laboratório de Geotecnologias da UERJ oferece dois cursos exclusivos: Estatística Espacial e Geoestatística e Programação em Python no ArcGIS Desktop. Cada curso possui 24 horas de carga horária, ocorrerá durante três dias consecutivos e é certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

No curso de Estatística Espacial e Geoestatística o aluno aprende técnicas de análise de densidade de eventos, interpolação por krigagem, análise de aglomeração (cluster) pelo índice global e local de Moran e outros métodos que envolvem estatística espacial utilizando os aplicativos ArcGIS Desktop e Terraview.

O objetivo do curso Programação em Python no ArcGIS Desktop é: introduzir o aluno à linguagem de programação Python e à biblioteca ArcPy; ensinar a criação e integração de interfaces gráficas de ferramentas com o Python; e programar scripts de processamento de dados, conversão de formatos e layout de projetos.

As vagas são limitas e restam poucos dias de inscrições. No site do Labgis Extensão são encontrados detalhes das ementas, inscrições, investimentos e outras informações.

O Labgis oferece hoje um total de 17 cursos em Geotecnologias. Cada curso possui material didático próprio, abaixo há um demonstrativo deste material:
Apostila de Práticas
Vídeo de Práticas